Entenda como funcionam as bolsas de estudo nas escolas particulares

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Entrar em uma universidade através de uma bolsa de estudos já é uma alternativa adotada por diversos estudantes brasileiros. Porém, o que muita gente não sabe é que esta também é uma possibilidade para os pais que desejam matricular os seus filhos em uma escola particular. 


Para esclarecer todas as dúvidas, hoje vamos explicar como funcionam as bolsas de estudo nas escolas particulares, os diferentes tipos de bolsa disponíveis, quem tem direito à elas e como solicitar uma. Confira!


+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é?

A bolsa de estudo nada mais é do que um auxílio concedido pela instituição para os alunos que já estudam ou querem estudar no local. Existem várias categorias de bolsa e cada escola determina as regras e pré-requisitos necessários para àqueles que querem se candidatar ao desconto.


Diferente do ensino superior, na educação básica não há nenhum programa do governo que fornece bolsas de estudo, no entanto, existem várias empresas que disponibilizam o serviço e fazem a ligação entre aluno e instituição. Explicaremos mais sobre estes programas abaixo.

Conheça os diferentes tipos de bolsas de estudo

Há diversas maneiras de adquirir uma bolsa, mas detalhamos abaixo os tipos de bolsa de estudo mais conhecidos. Confira:

Bolsas de estudo educacional

Esta é uma das categorias de bolsa de estudo mais utilizadas pelas escolas particulares e baseia-se pela performance educacional do aluno. Normalmente, a instituição de ensino realiza um processo seletivo por meio de testes de conhecimento para avaliar o potencial do estudante. Em alguns casos, o nível de cobertura da bolsa é oferecido de acordo com o resultado do aplicante, ou seja, a nota determina o percentual concedido: 30%, 50%, 70% ou 100%. Outras escolas, porém, possuem notas de corte para selecionar apenas os alunos que se destacaram.

Bolsas de estudo por condição financeira

Este tipo de bolsa de estudo é destinado às famílias de estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com o valor integral da mensalidade. Geralmente, a escola solicita uma comprovação da renda mensal familiar a fim de determinar se o estudante tem ou não direito à bolsa.

Bolsas de estudo familiar

Muitos colégios particulares costumam oferecer descontos para as famílias que possuem mais de uma criança matriculada. A definição do percentual muda de escola para escola e vale lembrar que nem todas realizam esse tipo de serviço.


EM DÚVIDA SOBRE QUAL ESCOLA ESCOLHER?
BAIXE O NOSSO E-BOOK: GUIA DEFINITIVO PARA ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA O SEU FILHO

Bolsas de estudo esportiva

Esta categoria de bolsa é mais conhecida e praticada no Ensino Superior, porém algumas escolas particulares também oferecem bolsas de estudo para alunos que se destacam em algum esporte. Assim como nos outros tipos, a bolsa de estudo esportiva pode ser integral ou parcial, dependendo do que for estabelecido pela instituição de ensino.

Além das categorias citadas acima, muitas instituições oferecem outros benefícios como bolsas de material escolar, transporte, uniforme ou alimentação.

Leia também:
7 vantagens de ter bolsas de estudos

Programas de bolsas de estudo para a Educação Básica

Proporcionar uma educação de qualidade para os filhos é o desejo de toda mãe, pai e responsável. A falta de vagas, a qualidade do ensino oferecido e a infraestrutura precária de diversas instituições da rede pública acaba levando muitos pais a procurarem uma escola particular. Entretanto, o valor da mensalidade muitas vezes se torna um impeditivo.

A fim de ampliar e democratizar o acesso à educação para todas as crianças, empresas brasileiras criaram programas de bolsa de estudos para as escolas particulares. Mais Bolsas, Amigo Edu e Educa Mais Brasil são alguns exemplos de plataformas que oferecem o serviço. Dentre elas, há também o Melhor Escola, o maior marketplace de Educação Básica da América Latina. Atualmente, a plataforma conta com mais 7,5 mil escolas parceiras, desde creches até o Ensino Médio, e possui bolsas que chegam a 80% de desconto.

Ficou interessado? Veja como adquirir uma bolsa de estudos para o seu filho no Melhor Escola neste artigo.

Quais as vantagens de uma escola particular?

São vários os fatores que diferenciam as escolas particulares das escolas públicas. Assim, muitos pais e mães optam por escolher a rede privada pois muitos dados comprovam o desamparo que a educação pública possui.

Exemplo disso é que os dados da Prova Brasil mostra que 65% dos estudantes do ensino básico público não sabem reconhecer formas geométricas.

Com isso, a opção de matricular o filho em uma escola particular se torna a mais vantajosa para os pais no que tange a qualidade da educação e desenvolvimento educacional de seus filhos.

Pensando nisso, a seguir listamos algumas das vantagens de matricular os filhos na rede privada:

  • Melhora da comunicação escola-família,
  • Melhor atendimento do aluno,
  • Estrutura física de qualidade,
  • Professores especializados,
  • Menor quantidade de alunos por sala,
  • Uso de aparelhos tecnológicos de qualidade,
  • Ensinamento de outros idiomas,
  • Atividades extracurriculares,